Vómitos pós quimioterapia

Os excelentes resultados de Acupuntura são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por várias pesquisas científicas internacionais.
De acordo com o NIH (National Institute of Health), a Acupunctura pode ser aplicada eficazmente na recuperação do paciente no processo pós-operatório, na dor dentária, vómitos e naúseas provocados pela quimioterapia, recuperação de sequelas de AVC, cefaleias, dores menstruais, epicondilite, fibromialgia, dores musculares, osteo-artrite, lombalgia, síndrome do túnel cárpico e asma.
Há evidências de que a Acupuntura pode substituir o uso de diversos medicamentos (sendo mais efetiva, rápida, duradoura, sem dependência, sem efeitos colaterais importantes).

É importante frisar que o papel da Acupuntura nos pacientes com neoplasias malignas é de ser um auxiliar no controle da dor, seja ela pós-operatória ou pós-quimioterapia e pós-radioterapia. Atua também no tratamento de uma variedade de sintomas e condições associadas não somente ao câncer, mas também para minimizar os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico, como as náuseas, vômitos e indisposição geral comuns entre pacientes submetidos aos protocolos de tratamento.

Mensurar a qualidade de vida em pacientes oncológicos é um importante recurso para avaliar os resultados do tratamento na perspectiva do paciente. E essa percepção do paciente tem se mostrado um poderoso indicador prognóstico. Ao lado de parâmetros tradicionais da medicina, os tratamentos de terapias coadjuvantes ou complementares, vem adquirindo importância fundamental no tratamento oncológico para a melhora da qualidade de vida destes pacientes.

Seus efeitos na dor já foram comprovados no ocidente, ela gera a liberação de opióides endógenos (substancias analgésicas produzidas pelo próprio organismo), atua no Sistema Nervoso estimulando a liberação de neurotransmissores denominados endorfinas e serotoninas e melhorando a atividade do sistema imunológico.

A acupuntura, como apoio no tratamento do câncer, em breve se tornará protocolo para a maioria dos oncologistas. Não esperamos resultados diretos sobre o câncer, mas seus benefícios são inúmeros com relação aos efeitos colaterais das medicações e também aos sintomas da própria doença.

A acupuntura como tratamento complementar promove os seguintes benefícios aos pacientes em tratamento de câncer:

  • Redução de sintomas e efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia
  • Otimização da resposta do organismo ao tratamento
  • Melhora da imunidade do paciente
  • Minimiza ou reverte quadros alérgicos relativos a terapia medicamentosa
  • Melhora da sensação de bem-estar e qualidade de vida
  • Alívio dos sintomas emocionais como medo, irritabilidade, ansiedade
  • Grande alívio nas dores geradas pelo tratamento, medicações e cirurgias e também nas dores oncológicas

O tempo de tratamento é também individualizado. Existem pacientes que fazem a acupuntura durante a reabilitação pós operatória, por exemplo, nas mastectomias. Vários estudos comprovam a eficácia da acupuntura na melhora da amplitude articular e eliminação da dor  e edema no pós operatório. Em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, a acupuntura ajuda muito no relaxamento da contratura da boca facilitando assim a fala e a deglutição, muitas vezes permitindo que o paciente coma sem sonda. Nestes casos, o tratamento é realizado até o alívio dos sintomas. Já em pacientes que tratam, principalmente, os efeitos da quimioterapia ou da radioterapia, o tratamento da acupuntura ocorre durante todo o tratamento médico, e ainda existem as pessoas que utilizam a acupuntura para as dores oncológicas e nestes casos a acupuntura passa a ser um acompanhamento necessário enquanto durar a origem da desarmonia.