Síndrome túnel cárpico

A chamada Síndrome do Túnel do Carpo é a manifestação clínica decorrente da compressão de um nervo periférico mais comum no ser humano. Ocorre em pessoas que executam trabalhos repetitivos, como a digitação em teclados de computadores, os carpinteiros, os que usam instrumentos vibratórios ou que operam máquinas pesadas.

Ocorre mais em mulheres, não sendo incomum sua manifestação inclusive durante a gravidez. Geralmente acomete um dos punhos e mão, provocando dor e formigamento, sensação de choque ou queimação, que se manifestam de forma mais intensa durante o período noturno, quando despertam o paciente. Ocorrerão outros sintomas de dor ou desconforto que poderão manifestar-se em locais distantes, como o cotovelo ou o ombro.

A compressão do nervo que provoca essa síndrome pode, na verdade, ocorrer em muitos locais de seu trajeto por onde passa no membro superior, mas na maioria das vezes sua compressão ocorre na linha que divide o punho da mão, logo abaixo do local onde colocamos o relógio de pulso. O seu diagnóstico exige exames neurofisiológicos que o médico assistente irá solicitar.

O seu tratamento poderá incluir a estimulação com agulhas, como a acupuntura neurofuncional. O objetivo do tratamento com essa modalidade de acupuntura será principalmente a normalização da função do nervo acometido e dos músculos que são inervados por ele, e também auxiliar na normalização das atividades cerebrais que controlam a atividade daquele nervo.

A soma dos efeitos desses estímulos podem auxiliar na redução da dor e dos sintomas sensitivos como a dormência e o formigamento. Outros benefícios considerados secundários ao estímulo produzidos com as agulhas incluem a melhora da qualidade do sono, a redução da ansiedade e a melhora do humor.