Lombalgias
Denomina-se de Lombalgia ou Lumbago o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.
Lombalgia Provocada por Pontos-gatilho I
QUADRADO LOMBAR
A dor na parte inferior das costas que se origina no músculo quadrado lombar pode ser muito intensa e paralisadora, tornando insuportável qualquer peso na postura ereta.
Segundo Travel, 2006. Todos os anos, cerca de 10 a 15% dos adultos têm alguma incapacidade funcional por dor nas costas e o quadrado lombar é considerado a causa muscular mais frequente de lombalgia entre os profissionais que aprenderam a reconhecer seus Pontos-gatilhos por exame clínico (cerca de 32% de 500).
DOR REFERIDA
A dor referida de Pontos-gatilhos no quadrado do lombo torna-se persistente quando seus fatores perpetuantes não são reconhecidos ou são negligenciados.
CARACTERÍSTICAS DA DOR
Profunda e imprecisa
Lancinante durante o movimento
PONTOS-GATILHOS
· Superficiais e laterais: dois pontos, um proximal e outro distal (referem dor mais lateral e anteriormente)
· Profundos e mediais: dois pontos , um proximal e outro distal (tendem a referir dor mais distalmente).
O ponto-gatilho superficial superior têm maior probabilidade de referir dor ao longo da crista do ilíaco e às vezes ao quadrante inferior adjacente do abdome, podendo estender-se para a face superior externa da virilha.
Os pontos-gatilhos mais caudais podem referir dor ao trocanter maior e à face externa da parte superior da coxa.
Os pontos-gatilhos mais superiores dos profundos referem dor forte à área da articulação sacroilíaca bilateralmente, podendo se estende pela região sacral superior.
Os pontos-gatilhos profundos caudais referem dor à parte inferior da nádega
O trocanter maior pode ser tão doloroso e sensível à pressão que o paciente não consegue tolerar deitar sobre esse lado, e a dor pode impedir a sustentação de peso pelo membro inferior no lado envolvido.
Os autores identificaram o músculo quadrado lombar como fonte de lombalgia, cefaleia, dor na região sacrilíaca, quadril ou nádegas, podendo atingir região anterior da coxa e testículos.
fonte: Travel, 2006.
O quadrado lombar é auxiliado na extensão pelos músculos:
Eretor da espinha,
Multífido
Rotadores
Serrátil posterior e inferior.
Na rotação espinal para o lado contralateral é auxiliado pelo oblíquo externo do abdome. Seu principal antagonista é o músculo correspondente do lado oposto.
SINTOMAS
A dor aguda de origem miofascial na parte inferior das costas, não complicada por fatores perpetuantes responde muitíssimo bem à terapia miofascial específica para esse músculo, entretanto, os fatores perpetuantes são em geral responsáveis quando a dor persiste por meses ou anos, quando responde apenas temporariamente à terapia específica ou em ambos os casos.
QUEIXAS
Dor persistente, profunda e difusa em repouso e frequentemente intensa em qualquer posição do corpo, mas lancinante na posição reta sem apoio e em posição sentada ou de pé que aumente a carga de peso ou requeira estabilização da coluna lombar.
Dificuldade para virar ou inclinar-se para o lado oposto e subir escadas , rolar para um lado e para o outro a partir da posição supina.
Pacientes com dor crônica causada por pontos-gatilhos ativos no quadrado lombar relatam perda de vitalidade e resistência devido à energia requerida para suprimir a dor consciente e subconscientemente e permanecer ativos apesar dela.
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Pontos-gatilhos em outros músculos como o longuíssimo do tórax e multífido, podem projetar dor para as nádegas e para a articulação sacrilíaca. Pontos-gatilhos no Iliopsoas referem dor na parte inferior das costas que os pacientes descrevem como irradiando unilateralmente mais para cima e para baixo ao longo da coluna lombossacra do que horizontalmente pelas costas. Os Pontos-gatilhos no reto doabdome inferior referem dor bilateral na pane inferior das costas, descrita como seguindo horizontalmente no nível das articulações sacrilíacas. A dor proveniente desses outros Pontos-gatilhos deve ser distinguida da dor de Pontos-gatilhos no quadrado lombar pela história, pelo padrão de dor, pelos movimentos que são restringidos e pelo exame físico dos músculos.
A dor e a sensibilidade referidas por pontos-gatilhos no quadrado lombar para a região do trocanter maior podem ser facilmente confundidas com bursite trocantérica.
PERPETUAÇÃO
Os fatores mecânicos que predispõem à ativação de pontos-gatilhos no quadrado lombar ou que perpetuam esses pontos-gatilhos sào:
Desigualdade no comprimento dos membros inferiores (DCMI)
Hemipelvc pequena
Braços curtos
Cama mole com depressão tipo rede;
Inclinação para a frente com pouco apoio do cotovelo sobre escrivaninha
Ficar de pé e inclinar-se sobre uma pia ou superfície de trabalho baixa;
Músculos abdominais não condicionados ou fracos.
FATORES SISTÊMICOS
Deficiências de vitamina e de outros nutrientes
Distúrbios metabólicos, especialmente instabilidades na tireóide
Infecções e infestações crônicas
Estresse emocional.
ATIVAÇÃO
Os pontos-gatilhos miofasciais do músculo quadrado lombar são agudamente ativados por movimentos dificultosos por traumatismos intempestivos evidentes, como um acidente de trânsito, levantamento descuidado de carga, inclinação rápida quando o tronco é girado para um lado.
Referência:
TRAVEL, Janet G., SIMONS David G.. Dor e Disfunção Miofascial: Manual dos Pontos-gatilho vol.2, 1° ed, editora Artmed,Porto Alegre, 2006.