O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar São João, organizou um Curso de Formação Continuada, intitulado “Acupunctura na Osteoartrose” que contou com a participação de Mike Cummings, médico especialista no Royal London Hospital e diretor clínico da Sociedade Britânica de Acupunctura Médica (British Medical Acupuncture Society – BMAS).
Esta formação foi dirigida a médicos com formação em Acupunctura reconhecida pela Ordem dos Médicos e a sua organização teve o apoio da SPMA (Sociedade Portuguesa Médica de Acupunctura).
A intervenção de Mike Cummings no curso incidiu sobre os protocolos para o tratamento das grandes articulações e coluna lombossagrada com eletroacupunctura, para além disso foram abordados alguns novos pontos e técnicas desenvolvidos para a osteoartrose e dor músculo-esquelética crónica.
Na ótica do especialista, “os benefícios mais imediatos da Acupunctura aplicada ao tratamento da Osteartrose revelam-se ao nível do alívio dos sintomas mas também uma forma de evitar os efeitos laterais dos tratamentos convencionais, tais como o risco de hemorragia gastrointestinal com os anti-inflamatórios não esteroides, o desgaste acelerado da cartilagem com infiltrações com corticoesteróides, bem como os riscos da cirurgia”, explicou o clínico.
“Esta técnica poderá registar ainda resultados positivos sobretudo no tratamento da dor miofascial, dor músculo-esquelética crónica, fibromialgia. Na artrite inflamatória pensa-se que o tratamento regular pode reduzir as taxas de recaída. Atualmente estão a ser testados estimuladores vagais mas os efeitos da estimulação periférica parecem ser semelhantes”, afirma Mike Cummings.
Pode consultar o resumo da palestra sobre a Evidência da Acupunctura na Medicina Física e de Reabilitação apresentada nas XIII Jornadas Internacionais do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHSJ, que decorreram nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.