Dor pós-operatória e pós-extração dentaria

Os excelentes resultados de Acupuntura são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por várias pesquisas científicas internacionais.
De acordo com o NIH (National Institute of Health), a Acupunctura pode ser aplicada eficazmente na recuperação do paciente no processo pós-operatório, na dor dentária, vómitos e naúseas provocados pela quimioterapia, recuperação de sequelas de AVC, cefaleias, dores menstruais, epicondilite, fibromialgia, dores musculares, osteo-artrite, lombalgia, síndrome do túnel cárpico e asma.
Há evidências de que a Acupuntura pode substituir o uso de diversos medicamentos (sendo mais efetiva, rápida, duradoura, sem dependência, sem efeitos colaterais importantes).

 

A eficácia da Electro–acupunctura no controle da dor pós-operatória de extração de terceiro molar.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da aplicação de eletro–acupuntura (EAC) na redução da dor após a exodontia de terceiros molares inferiores inclusos. Foram selecionados 24 pacientes jovens (12 homens e 12 mulheres) com inclusão bilateral de terceiros molares inferiores em posição similar. Cada paciente foi submetido aleatoriamente a dois procedimentos cirúrgicos em dias diferentes: em um deles o dente foi extraído com uma sessão pré–operatória (24 h) e uma pós–operatória imediata de EAC enquanto no outro a extração foi feita sem EAC. A EAC foi aplicada em 6 pontos sistêmicos bilaterais e 2 auriculares com um aparelho WQ10D1 utilizando frequência de 40–60 Hz por 20 min com intensidade ajustada individualmente. A dor foi avaliada desde 2h até 72h pós–operatórias utilizando a escala visual análoga (EVA) de 100 mm e pelo consumo de analgésicos. Os dados foram comparados pelo teste deWilcoxon. Os escores de dor da EVA foram significantemente menores para o tratamento com EAC (p<0,05) enquanto o consumo de analgésico diminuiu (p<0,05) em todos os períodos (p<0,05). O tratamento com EAC mostrou–se eficiente no controle da dor pós–operatória após cirurgia de extração de terceiros molares inferiores inclusos.